Por quê ser um Franqueado?
Superior
A Engenharia de Petróleo envolve o desenvolvimento das acumulações de óleo e gás descobertas durante a fase de exploração de um campo petrolífero, sendo associada, primordialmente, à área de explotação. O curso de Engenharia de Petróleo encontra-se dividido em seis áreas básicas: Engenharia de Reservatórios; Engenharia de Poço (Perfuração e Completação); Processo de Produção; Economia do Petróleo; Tecnologia para Explotação de Petróleo no Mar; e Saúde, Segurança no Trabalho e Meio Ambiente.
A Engenharia do Petróleo envolve ainda uma ampla gama de conhecimentos, sendo que podemos destacar fortes interações com as áreas de Geologia / Geofísica; Química e Engenharia Química, além de Automação e Controle.
A profissão de Engenheiro de Petróleo é reconhecida pelo CONFEA Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia na sua Resolução n. 218, de 29 de junho de 1973. O artigo 16 desta resolução diz que o engenheiro de petróleo está habilitado a desempenhar todas as dezoito atividades estabelecidas para o exercício profissional da engenharia referentes a dimensionamento, avaliação e exploração de jazidas petrolíferas, transportes e industrialização do petróleo, seus serviços afins e correlatos